REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL
EQUIPES DE JOGO:
- 12
jogadores, 01 técnico, 01 assistente-técnico, 01 preparador físico, 01 médico,
01 massagista (cada torneio organiza seu próprio regulamento).
EQUIPE DE TRABALHO:
EQUIPE DE TRABALHO:
- 02
árbitros (podendo atuar com até 03 árbitros)
- 03 mesários (apontador, cronometrista e operador de 24 segundos)
Obs. Cada árbitro tem competência para assinalar faltas independentemente de ser o árbitro principal ou fiscal em qualquer momento do jogo (ambos tem as mesmas responsabilidades durante o jogo).
TEMPO DE JOGO:
- 03 mesários (apontador, cronometrista e operador de 24 segundos)
Obs. Cada árbitro tem competência para assinalar faltas independentemente de ser o árbitro principal ou fiscal em qualquer momento do jogo (ambos tem as mesmas responsabilidades durante o jogo).
TEMPO DE JOGO:
- Jogo de
basquetebol constará de 04 períodos de 10 minutos, totalizando 40 minutos de
jogo“cronometrados”.
- Os intervalos são assim distribuídos:
1º para 2º período- 02 minutos de intervalo;
3º para 4º período – 02 minutos de intervalo.
Meio-tempo (do 2o para o 3o período) – 15 minutos intervalo.
INÍCIO DE JOGO:
- Os intervalos são assim distribuídos:
1º para 2º período- 02 minutos de intervalo;
3º para 4º período – 02 minutos de intervalo.
Meio-tempo (do 2o para o 3o período) – 15 minutos intervalo.
INÍCIO DE JOGO:
-
Bola-ao-alto no círculo central (a utilização de BOLA-AO-ALTO é apenas para o
início do jogo).
Obs. O jogo não poderá começar se uma das equipes não estiver em quadra com 05 jogadores prontos para jogar. Tempo máximo de espera: 15 minutos após horário previsto.
Caso não atenda essas exigências: considerar W.O.
PONTUAÇÃO:
01 ponto (Lance Livre), 02 pontos e 03 pontos.
DECISÃO DO JOGO:
Não haverá empates. Caso ocorra, decidir o jogo em períodos extras de 05 minutos (prorrogações) até acontecer o desempate.
CONTAGEM:
Progressiva.
CRONÔMETRO:
Regressivo.
Observação: 02 minutos finais do último período ou das prorrogações – cronometrar todos os lances, incluindo o fundo-bola, ou seja, o cronômetro deverá ser parado a cada cesta convertida.
LIMITE DE FALTAS POR ATLETA:
Obs. O jogo não poderá começar se uma das equipes não estiver em quadra com 05 jogadores prontos para jogar. Tempo máximo de espera: 15 minutos após horário previsto.
Caso não atenda essas exigências: considerar W.O.
PONTUAÇÃO:
01 ponto (Lance Livre), 02 pontos e 03 pontos.
DECISÃO DO JOGO:
Não haverá empates. Caso ocorra, decidir o jogo em períodos extras de 05 minutos (prorrogações) até acontecer o desempate.
CONTAGEM:
Progressiva.
CRONÔMETRO:
Regressivo.
Observação: 02 minutos finais do último período ou das prorrogações – cronometrar todos os lances, incluindo o fundo-bola, ou seja, o cronômetro deverá ser parado a cada cesta convertida.
LIMITE DE FALTAS POR ATLETA:
- 5 faltas
(na 5ª falta o atleta é obrigado a deixar a quadra – está desclassificado).
LIMITE DE FALTAS POR EQUIPE:
LIMITE DE FALTAS POR EQUIPE:
- 4 faltas
por “quarto/período” (após a 4ª falta, toda falta fora do ato do arremesso será
penalizada com 2 Lances Livres. Se estiver no ato arremesso, segue a penalidade
a partir da tentativa).
TEMPOS DEBITADOS:
TEMPOS DEBITADOS:
- Dois (02)
pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento
durante o 1o. tempo do jogo (1o e 2o períodos – 10 minutos cada período).
- Três (03) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 2o tempo (3o e 4o períodos – 10 minutos cada período).
- Um (01) pedido de tempo para cada período-extra (prorrogação).
Obs. Tempos debitados não podem ser transferidos para a próxima metade do jogo ou períodos extras.
A BOLA:
- Três (03) pedidos de tempo podem ser concedidos para cada equipe em qualquer momento durante o 2o tempo (3o e 4o períodos – 10 minutos cada período).
- Um (01) pedido de tempo para cada período-extra (prorrogação).
Obs. Tempos debitados não podem ser transferidos para a próxima metade do jogo ou períodos extras.
A BOLA:
- A bola é
esférica, de cabedal, borracha ou material sintético. O peso situa-se entre 600
g e 650g e a circunferência deve estar compreendida entre 75 cm e 78 cm.
OS CESTOS:
- Os cestos estão colocados em cada extremidade do campo e cada um está fixado num painel vertical rígido. Constituem um alvo horizontal situado a 3,05 m do chão.
ANDAR:
(movimento ilegal de um ou mais pés além dos limites estabelecidos na regra com a “bola viva”).
Situação mais comum:
- Após o drible, o jogador executa mais do que os 02 tempos rítmicos permitidos com a posse de bola.
- Movimentar o pé-de-pivô sem executar o drible.
- Saltar com a posse da bola e retornar ao contato com o solo ainda com a bola .
Penalidade: Lateral para o adversário no ponto mais próximo ao local da violação.
DRIBLE ILEGAL:
O jogador para de driblar e sem passar a bola executa novo drible.
Situação mais comum:
-Perder o controle da bola
-Executar um drible carregando a bola de forma ilegal
Penalidade: Lateral para o adversário no ponto mais próximo ao local da violação.
3 SEGUNDOS:
-Tempo máximo permitido para um atacante permanecer na área restritiva (garrafão) quando sua equipe possui o controle da bola .
Penalidade: Lateral para o adversário no ponto mais próximo ao local da violação.
5 SEGUNDOS:
-Tempo para execução do Lance Livre.
- Reposição de bola (lateral e fundo)
- Ao ser marcado sob pressão, jogador não realiza drible, passe ou arremesso.
Penalidade:
No Lance Livre – perda da tentativa.
Outras violações – perda da posse bola.
8 SEGUNDOS:
-Tempo máximo para uma equipe passar a bola de seu campo de defesa para a quadra ofensiva (zona de ataque) - passagem da linha central.
Penalidade:
-Lateral para a equipe adversária (perda da posse de bola).
24 SEGUNDOS (Tempo de posse de bola):
Tempo máximo para equipe atacante realizar o arremesso para a cesta (inicia contagem por operador responsável pelo cronômetro específico que atua controlando o momento da obtenção da posse de bola).
Penalidade:
- Lateral para a equipe adversária (perda da posse de bola).
- Se a bola estiver “viajando” e “estourar” o tempo – comentar regra.
VOLTA DE BOLA:
- Quando no ataque, passar ou mesmo driblar para o campo de defesa (dividido pela linha
central).
Penalidade:
- Lateral para o adversário no local da infração.
BOLA-PRESA:
- Dois adversários prendem a bola em disputa legal.
- Atualmente, a estratégia de tornar a “bola-viva” na disputa de bola presa é através da
utilização da “regra de posse alternada” e não mais com bola-ao-alto.
Penalidade:
- Regra de posse alternada (alternar a reposição - controlada pela mesa operadora e indicada por seta de posse alternada na direção da cesta do adversário).
LINHAS LIMITROFES:
OS CESTOS:
- Os cestos estão colocados em cada extremidade do campo e cada um está fixado num painel vertical rígido. Constituem um alvo horizontal situado a 3,05 m do chão.
ANDAR:
(movimento ilegal de um ou mais pés além dos limites estabelecidos na regra com a “bola viva”).
Situação mais comum:
- Após o drible, o jogador executa mais do que os 02 tempos rítmicos permitidos com a posse de bola.
- Movimentar o pé-de-pivô sem executar o drible.
- Saltar com a posse da bola e retornar ao contato com o solo ainda com a bola .
Penalidade: Lateral para o adversário no ponto mais próximo ao local da violação.
DRIBLE ILEGAL:
O jogador para de driblar e sem passar a bola executa novo drible.
Situação mais comum:
-Perder o controle da bola
-Executar um drible carregando a bola de forma ilegal
Penalidade: Lateral para o adversário no ponto mais próximo ao local da violação.
3 SEGUNDOS:
-Tempo máximo permitido para um atacante permanecer na área restritiva (garrafão) quando sua equipe possui o controle da bola .
Penalidade: Lateral para o adversário no ponto mais próximo ao local da violação.
5 SEGUNDOS:
-Tempo para execução do Lance Livre.
- Reposição de bola (lateral e fundo)
- Ao ser marcado sob pressão, jogador não realiza drible, passe ou arremesso.
Penalidade:
No Lance Livre – perda da tentativa.
Outras violações – perda da posse bola.
8 SEGUNDOS:
-Tempo máximo para uma equipe passar a bola de seu campo de defesa para a quadra ofensiva (zona de ataque) - passagem da linha central.
Penalidade:
-Lateral para a equipe adversária (perda da posse de bola).
24 SEGUNDOS (Tempo de posse de bola):
Tempo máximo para equipe atacante realizar o arremesso para a cesta (inicia contagem por operador responsável pelo cronômetro específico que atua controlando o momento da obtenção da posse de bola).
Penalidade:
- Lateral para a equipe adversária (perda da posse de bola).
- Se a bola estiver “viajando” e “estourar” o tempo – comentar regra.
VOLTA DE BOLA:
- Quando no ataque, passar ou mesmo driblar para o campo de defesa (dividido pela linha
central).
Penalidade:
- Lateral para o adversário no local da infração.
BOLA-PRESA:
- Dois adversários prendem a bola em disputa legal.
- Atualmente, a estratégia de tornar a “bola-viva” na disputa de bola presa é através da
utilização da “regra de posse alternada” e não mais com bola-ao-alto.
Penalidade:
- Regra de posse alternada (alternar a reposição - controlada pela mesa operadora e indicada por seta de posse alternada na direção da cesta do adversário).
LINHAS LIMITROFES:
- Não podem
ser “pisadas” ou driblar sobre elas (externas). A bola também não pode “tocar”
as linhas.
Penalidade:
- Lateral para o adversário.
LINHAS PARA REPOSIÇÃO LATERAL:
Penalidade:
- Lateral para o adversário.
LINHAS PARA REPOSIÇÃO LATERAL:
As
duas pequenas linhas devemser marcadas na margem externa da quadra, no lado
oposto ao da mesa de controle e das áreas de banco, com sua margem mais
distante afastada 8,325m da margem interna da linha final, ou seja, alinhada ao
topo da linha de três pontos. Durante os últimos minutos da partida e dos
períodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o
direito a uma reposição de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora
para dentro subsequente será dado do lado oposto ao da mesa de controle, da
“linha de reposição”.
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