BADMINTON
- Ficha técnica
·
Desafio
Com uma
raquete, os atletas devem fazer com que a peteca toque o campo do adversário,
passando por cima da rede - vence quem marcar mais pontos.
·
Por que assistir?
Com
golpes que podem chegar a 400 km/h, você vai se surpreender com o esporte de
raquete mais rápido do mundo e nunca mais pensará em jogar peteca da mesma
forma.
Estreou nos Jogos Olímpicos em Barcelona 1992, embora
tenha sido disputado como esporte exibição em 1972 e 1988. As duplas mistas e
as disputas pelo bronze entraram só em Atlanta 1996.
O esporte nasceu na Índia, durante a colonização inglesa. Foi
batizado, em 1800, em homenagem ao duque de Beaufort e seu palácio no campo, o
"Badminton House".
·
Momento inesquecível: Em Atlanta 1996, Poul-Erik Hoyer
Larsen, da
Dinamarca, conquistou o primeiro ouro para um
país não asiático no esporte – e até hoje é o único atleta a conseguir este
feito
·
Curiosidades: Só 10 países chegaram ao pódio: Coreia do Sul,
Índia,
Indonésia,
Dinamarca, Malásia, Holanda, Japão, Grã-Bretanha, Rússia e China - dona de mais
da metade das medalhas.
A velocidade da peteca está relacionada à pressão atmosférica
e à temperatura do local da competição, podendo viajar a velocidades de quase
400 km/h.
O Brasil até hoje não conseguiu conquistar uma vaga no
badminton. Sua estreia Olímpica será nos Jogos Rio 2016.
Em
uma partida, um jogador realiza, em média, 2.000 golpes. E, num intervalo de
20s, estima-se que bata de 40 a 50 vezes na peteca, que dura poucas disputas de
pontos
Em
Londres 2012, Lin Dan conquistou o bicampeonato Olímpico. O chinês é ainda o
primeiro atleta da história com cinco títulos mundiais.
As Regras
1) PARA COMEÇAR O JOGO:
- com uma moeda ou com a própria peteca, faça um sorteio. O vencedor tem a opção de servir (sacar), receber ou optar por um dos lados da quadra. Os atletas têm direito a um aquecimento de dois minutos antes do início do jogo.
2) POSIÇÃO NA QUADRA NO COMEÇO DE UM GAME :
- a pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica do outro lado da rede dentro da área de serviço no lado direito da quadra, na diagonal de quem serve. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do recebedor.
3) POSIÇÃO DE QUEM SERVE:
- se o placar de quem serve for par, o serviço deve ser feito do lado direito da quadra. Se o placar for ímpar, do lado esquerdo da quadra. Nos jogos em duplas a regra é a mesma. O servidor permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally.
4) SERVIÇO:
- os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis. No exemplo abaixo, o jogador A saca para o jogador X. O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra de quem serve que deve lançar a peteca obliquamente sobre a rede, para o seu lado esquerdo da quadra adversária - Vencendo o ponto, continua servindo o mesmo jogador, devendo inverter a sua posição na quadra. Servirá, então, na sua esquerda para o seu lado direito da quadra adversária. Havendo perda do ponto, o serviço passa para o lado adversário. - o recebedor não deve se mexer até que quem serve golpeie a peteca.
Quem serve tem que: manter parte de ambos os pés numa posição imóvel no chão; acertar a base da peteca primeiro; a peteca inteira ficará abaixo da linha de cintura no instante em que é golpeada; o cabo da raquete do servidor no instante em que a peteca é golpeada apontará para baixo; o movimento da raquete será contínuo até o final do serviço.
5) DURANTE O JOGO:
- se o jogador ganhar a disputa da jogada (rally), ele marca um ponto, mudando o lado do serviço e continuando a servir. Se ele perde o rally, seu oponente marca um ponto e passa a servir. Nos jogos em duplas, se a dupla servidora ganhar o rally, um ponto é marcado e o servidor muda de lado e continua a servir. Se eles perderem o rally, o serviço passa para a dupla adversária.
6) SERVINDO OU RECEBENDO DO LADO ERRADO:
- se um erro de área de serviço for cometido, o erro não será corrigido e o jogo continuará sem mudança na área de serviço dos jogadores.
7) O LET OCORRE QUANDO:
- ocorre uma interferência de fora do jogo como, por exemplo, uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra.
8) SERÁ CONSIDERADO FALTA:
a) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede enquanto a peteca está em jogo; b) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra; c) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra); d) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca); e) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra; f) se houver interferência com a peteca, mau comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto; g) se o parceiro do recebedor receber o serviço; h) se o servidor faz o movimento e erra a peteca.
- obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.
9) FIM DO JOGO:
- os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro. Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos. Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos. O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.
10) TEMPO DURANTE O JOGO:
- sempre que o 1º jogador/dupla atingir 11 pontos um tempo de 60 segundo é concedido. Esta regra vale para qualquer game. - nos intervalos do 1º para o 2º game e do 2º para o 3º game (se houver) um intervalo de dois minutos é concedido.
11) QUADRA:
O badminton pode ser praticado ao ar livre, mas o ideal é que ele seja jogado em quadra coberta, onde não ocorram correntes de ar. Não é aconselhado também o uso de sistema de ventilação que movimente o ar, o que atrapalharia o jogo. O piso da quadra deve ser feito de material antiderrapante, e suas marcações serão feitas de cores facilmente identificáveis (branco ou amarelo). O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de 1m (até as paredes laterais), e de um 1,5m (para as paredes de fundo).
A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão. Ela deve ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes. a rede pode ser fixada em postes ou em suportes fora da área da quadra.
FONTES:
http://www.rio2016.com/os-jogos/esportes/olimpicos/badminton
http://www.badminton.org.br/historiadobadminton.php
Último acesso em 25/09/2015 às 12:30
Nenhum comentário:
Postar um comentário