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quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O RUGBY - BREVE HISTÓRIA E REGRAS

O RUGBY

        Disputado em mais de 120 países, o Rugby é extremamente popular, sobretudo em países de colonização inglesa, tais como Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Porém é muito popular em diferentes países dos 5 continentes como Argentina, Uruguai, Chile, EUA, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, Rússia, Romênia, Japão, Coréia do Sul, China, etc.
Com um grande potencial ainda para ser descoberto no Brasil, o Rugby movimenta milhões de fãs pelo mundo todo. A Copa do Mundo de Rugby, por exemplo, é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de 4 bilhões de pessoas. Patrocínios, público, estádios e espetáculo dignos de comparação aos Mundiais de Futebol e Olimpíadas – os dois primeiros eventos da lista. Rugby no Brasil Apesar de não ser tão conhecido do grande público brasileiro, o Rugby vem crescendo de forma bastante dinâmica em nosso País.
         As Seleções Brasileiras de Rugby servem como um bom referencial do otimismo e evolução do esporte do país. Nos últimos 3 anos o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria Masculina Adulta.
Já no Feminino, a Seleção Brasileira conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai-EAU em 2009 – a melhor posição alcançada por uma equipe brasileira em Mundiais. Além disso, a seleção brasileira feminina é reconhecida como a melhor equipe da América Latina, a frente de países tradicionais no Rugby como Uruguai, Chile e Argentina.


Aprenda mais sobre o Rugby

        A versão mais tradicional do Rugby é o "15-a-side", ou simplesmente "Rugby 15". O número faz referência à quantidade de jogadores em cada equipe. De qualquer forma, outras modalidades como o "Rugby 7", "Tag" e o "Beach Rugby" vêm crescendo rapidamente nos últimos anos.
Principalmente o "Rugby 7", uma modalidade dinâmica e rápida do esporte com apenas 7 jogadores em cada equipe, vem chamando a atenção de muitos torcedores e atraindo novos praticantes em todo mundo depois de sua volta às Olimpíadas - com inauguração prevista aqui no Brasil em 2016.
Se você é um torcedor, está recém-chegado ao esporte ou apenas gostaria de aprender mais sobre um dos esportes que mais cresce no mundo, esta secção irá fornecer-lhe informações úteis desde os princípios básico do Rugby, até os detalhes que poderão fazer de você um de nossos ídolos do futuro!


Guia do Rugby Union
Existem duas formas de rugby: o Rugby Union e o Rugby League, com regras diferentes. 
O termo Rúgbi é o correto no português do Brasil, ao passo que Râguebi é usado em Portugal.
A forma do Rugby Union é a mais difundida ao redor do mundo, e é praticada no Brasil. Existem duas modalidades principais do Rugby Union:  a tradicional com 15 jogadores de cada lado (XV ou 15-a-side) e a modalidade reduzida do Sevena-Side (Seven , Sevens ou 7s), disputada com as mesmas regras, com apenas pequenas variações.
Bola
A bola de rúgbi é de formato oval, varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas.
Campo
O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros, e não há um mínimo determinado. A superfície é preferencialmente de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto.



A linha que marca o início do in-goal é considerada parte dele. As linhas laterais são consideradas fora de campo. Caso um atleta em posse da bola toque na linha lateral é considerado que a bola saiu do campo.
Tempo
2 tempos com 40 minutos cada. Após o fim de 40 minutos, o jogo se encerra quando a bola sair de campo, quando forem anotados pontos ou quando o time em posse da bola cometer uma falta.
Oficiais de jogo
Uma partida de rugby conta com um árbitro, auxiliado por dois assistentes nas linhas laterais. Pode haver também um quarto árbitro e um juiz de vídeo.
Número de jogadores
São 15 jogadores de cada lado, sendo 3 especialistas (pilares e hooker). Uma equipe pode efetuar 7 substituições, sendo 2 reservadas para jogadores especialistas.
Podem ser efetuadas substituições temporárias em caso de sangramento. O jogador que está sangrando sai de campo e tem 15 minutos para estancar o sangramento, enquanto outro atleta joga em seu lugar.
Cartão amarelo: um jogador que comete uma falta grave pode ser punido com um cartão amarelo, que o colocado por 10 minutos de fora da partida.
Cartão vermelho: um segundo cartão amarelo ou uma falta gravíssima são punidos com a expulsão do atleta.
Objetivo e pontuação
Existem quatro formas de se pontuar no rúgbi, sendo elas o objetivo do jogo.
Try (ensaio) – quando o jogar consegue apoiar a bola no chão dentro do chamado in-goal (área de validação), isto é, atrás da linha das traves (do gol). Vale 5 pontos.
Conversão: após um try, a equipe que pontuou tem direito a um chute a gol valendo 2 pontos. O chute é dado a partir de um ponto em uma reta que passe pelo local onde foi feito o try e seja perpendicular à linha de fundo.  A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.
Chute de Penalidade (Penal): faltas graves podem ser punidas com um chute de penalidade. O time que recebeu a falta pode optar por um chute do local onde a falta foi cometida. A bola deve ser apoiada no chão para o chute ser efetuado. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais. Vale 3 pontos.
Drop goal (pontapé de ressalto): em qualquer momento da partida, um jogador pode efetuar um chute a gol, que vale 3 pontos. Antes de ser chutada, a bola deve obrigatoriamente tocar o solo. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.
Obs: a equipe que sofreu os pontos deve efetuar um chute de reinício a partir do meio campo.
Formas de pontuação
Pontos
Try (ensaio)
5
Conversão
2
Penal
3
Drop goal(pontapé de ressalto)
3
Posições
1 e 3 – Pilares
2 – Hooker (Talonador)
4 e 5 – Segundas linhas
6 e 7 – Asas
8 – Oitavo
9 – Scrum-half (Médio-scrum ou Médio de formação)
10 – Abertura
12 e 13 – Centros
11 e 14 – Pontas
15 – Fullback (Zagueiro ou Defesa)
Regras principais
Kick-off: a partida deve ser iniciada ou reiniciada com um chute efetuado a partir do centro do campo,
devendo a bola percorrer pelo menos 10 metros para frente. A equipe que sofreu os pontos deve
efetuar o chute de reinício.
Tackle (placagem): Somente o jogador que está com a posse da bola pode receber uma placagem, isto
é, pode ser derrubado ou agarrado por um adversário. Derrubar ou obstruir um jogador que não esteja
de posse da bola resulta em penalidade.
A placagem pode ser feita somente do peito do adversário para baixo. Uma placagem acima é punida
com uma penalidade. Nenhum movimento de violência contra o adversário pode ser usado na tentativa
de contê-lo, e não é possível fazer uso das pernas para se derrubar o adversário. O jogar que efetua o
tackle é responsável pela segurança daquele que o sofreu.
Passe com a mãos: a bola pode ser passada com as mãos somente para um jogador atrás ou na
mesma linha do jogador com a posse da bola. Uma bola passada para a frente resulta em uma falta,
chamada de passe para frente, ou forward pass. A falta resultante é penalizada com um scrum para o
adversário.
Knock on (bola para frente):Será anotada uma falta toda vez que um jogador deixar a bola cair para 
 frente, sendo penalizado com um scrum para o adversário.
Chute: um jogador pode chutar a bola para frente, mas somente o chutador ou um jogador que
estivesse atrás ou na mesma linha do chutador no momento do chute podem apanhar a bola. Um
jogador que estiver à frente estará em impedimento.
Um chute pode ser efetuado para fora. Se o chute foi dado à frente da linha de 22 metros defensiva, o
lateral será cobrado do local paralelo onde a bola tocou o solo pela última vez. Se o chute foi dado atrás
 da linha de 22 metros defensiva, o lateral será cobrado no local onde a bola saiu.
Em penalidades graves, a equipe que recebeu a falta pode optar por chutar a bola para fora e cobrar o
lateral no local onde a bola saiu.
Mark (marca): um jogador defensor que receba um chute do adversário dentro da linha de 22 pode
pedir a marca no momento que tocar o solo com os pés. Com a marca, ele não poderá ser tocado e
deverá chutar a bola para frente ou sair jogando (com um free kick).
Linha de impedimento: em jogadas paradas, a bola ou uma formação fixa marcam a linha de
impedimento. Todos os jogadores devem ficar atrás da bola ou da formação. Um jogador que se
posicione à frente dela está em posição de impedimento, não podendo participar da jogada. A
participação resulta em penalidade. No jogo aberto, não há impedimento dos atletas que iniciaram a
jogada em posição legal.
Obstrução: um jogador não pode obstruir a passagem de um jogador adversário, podendo ser punido
com uma penalidade.
Jogador ao solo: quando o jogador que tem a posse da bola for ao solo, ele deverá deixar a bola livre.
O ato de segurar a bola no solo resulta em penalidade. O jogador tem direito a um movimento com a
bola antes de soltá-la.
Try contra (touchdown): um jogador pode apoiar a bola em seu próprio in-goal. A jogada resulta na
anulação do try. Se o defensor introduziu a bola no in-goal, será anotado um scrum a 5 metros para o
adversário. Se o atacante introduziu a bola no in-goal, o time defensor poderá efetuar um chute (para
fora ou não) a partir da linha de 22 metros, ou sair jogando (free kick).
Vantagem: se a equipe que sofreu uma falta levar vantagem em uma jogada, o árbitro permitirá a
sequência da jogada.
Formações:
Scrum (formação ordenada): em caso de faltas leves (como knock on e passe para frente), faltas
graves (se a equipe optar) e triesanulados um scrum é marcado. 8 jogadores de cada lado formam uma
escaramuça e se empurram. O scrum-half do time que recebeu a penalidade introduz a bola no meio da
formação, e os atletas do scrum (exceto os pilares) podem utilizar os pés para puxar a bola. Os 3
jogadores da primeira linha são especialistas, e só pode haver disputa no scrum se os dois times
possuem tais jogadores.
Ruck (formação fixa): quando um jogador vai ao solo em posse da bola, pode ser formado um ruck,
no qual os jogadores buscam proteger a bola dos adversários, mantendo-a em seu campo. Os
jogadores adversários podem tentar deslocar licitamente os jogadores que estão na formação, a fim de
deixar a bola em seu lado do campo. Todos os jogadores devem ficar atrás do último homem que está
na formação, não podendo entrar no ruck pela sua lateral.
Maul (formação móvel, formação volante): quando um jogador colide com o adversário, não vai ao solo
 mas segue obstruído pelo oponente, pode ser formado um maul, no qual os jogadores empurrar os
atletas que se chocaram a fim de levar a bola adiante. Derrubar um maul propositalmente resulta em
penalidade.
Lateral (lineout): quando a bola sair pela lateral do campo, pode ser formado um lineout. Os jogadores
fazem uma fila, paralela à fila do adversário, e a bola deve ser lançada entre as duas filas, eqüidistante.
Jogadores podem ser erguidos pelos companheiros e, enquanto não tocam o solo, não podem ser
deslocados pelos adversários. Um lateral pode se cobrado sem as filas serem formadas, caso o árbitro
ainda não tenha se posicionado para a formação.
Sevens
A modalidade de seven-a-side segue as mesmas regras da modalidade tradicional, com algumas
variações:
Tempo: 2 tempos de 7 minutos cada. Finais de torneios são em 2 tempos de 10 minutos cada
Número de jogadores: 7 jogadores de cada lado
Scrum: 3 jogadores de cada lado
Cartão amarelo: suspensão por 2 minutos
Reinício: a equipe que pontuou deve efetuar o chute de reinício

Outras formas:
Ten-a-side (10s ou Tens)
Touch
Tag
Beach Rugby

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