GINCANA CULTURAL E JOGOS INTERCLASSE DO CED 104 – 2016
TEMA: OLIMPÍADAS
1. DA APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA
1.1. A Gincana
Cultural e Jogos Interclasse do CED 104 trata-se de um evento cujo intuito
maior é a promoção do conhecimento acerca de conteúdos relativos ao Currículo
do Ensino Fundamental e Médio de forma criativa e descontraída, além de
instigar a integração entre os membros da comunidade escolar, por meio dos
jogos e demais provas culturais, em um ambiente de descontração, socialização e
solidariedade.
1.2. Este evento acontecerá de 20 a 29/07.
1.3. O tema da Gincana Cultural e Jogos Interclasse do CED 104 será “Olimpíadas”
1.4. Cada sala representará um Deus
ou Herói da Mitologia Grega
2. DA PARTICIPAÇÃO E PONTUAÇÃO
NA NOTA BIMESTRAL
2.1. Considerações Gerais sobre
a participação e pontuação na nota bimestral
2.1.1. Participarão da Gincana Cultural e Jogos Interclasse do CED 104 todos os alunos do
CED 104, sendo vedada a participação de alunos representando turmas diferentes
das suas ou de alunos de outras unidades de ensino.
2.1.2. As infrações disciplinares ocorridas
durantes os jogos estarão sujeitas ao Código de Regras do esporte em questão e
ao Código Disciplinar do Regimento Interno do CED 104.
2.1.3. Serão atribuídos 5,0 pontos aos alunos participantes, nas disciplinas de Educação
Física, e conforme interesse de cada professor em atribuir tal pontuação, sendo
esta dentro dos 10,0 pontos correntes relativos ao 3º Bimestre.
2.1.4. A pontuação para nota bimestral da Disciplina “Educação Física”
se dará por meio da participação nos Jogos Interclasse e na Gincana Cultural.
3. DA INSCRIÇÃO
3.1. As inscrições para os Jogos Interclasse e para a Gincana Cultural estarão abertas no período de 01/07/2016 a 15/07/2015 e serão realizadas por meio da ficha de inscrição (ANEXO I) entregue pelo Professor de Educação Física.
3.2. A ficha de inscrição contém dois campos que
devem ser assinalados conforme o tipo de participação: JOGOS INTERCLASSE e/ou
GINCANA CULTURAL e indicada(s) a(s) modalidade(s) desportiva(s) e/ou prova(s)
da gincana.
3.3. O valor da taxa de inscrição é de R$5,00 (três reais), por aluno, que
deverá ser paga diretamente na direção da escola.
3.4. O pagamento da taxa de inscrição para cada
tipo de participação (JOGOS INTERCLASSE ou GINCANA CULTURAL) dará ao aluno o
direito de escolher qualquer modalidade
desportiva dos JOGOS INTERCLASSE e prova da GINCANA CULTURAL, as quais
devem ser indicadas nos campos devidos da ficha de inscrição.
3.5. É obrigatória
a inscrição de cada equipe em pelo menos 3 (três) modalidades dos Jogos
Interclasse e 3 (três) provas da Gincana Cultural.
3.6. Não será permitida a inscrição de qualquer
aluno fora do prazo disposto no item 3.1
deste edital.
4. DOS UNIFORMES
4.1. Cada
turma representará um deus ou herói da mitologia Grega e poderá confeccionar o
uniforme de acordo com o tema e respeitando o ambiente escolar onde ocorrerão a
Gincana e os Jogos. A confecção destes uniformes
será de inteira responsabilidade de cada turma, sendo proibido o uso de saias.
4.2. Os
uniformes serão submetidos à aprovação da Equipe Gestora do CED 104.
4.3. Os uniformes poderão ser utilizados
posteriormente nas aulas de Educação Física, mas não poderão ser utilizadas
como uniforme escolar.
5. DOS JOGOS INTERCLASSE
5.1. Modalidades e número de alunos por turma
5.1.1. Futsal (masculino e
feminino) - 05
5.1.2. Vôlei (misto) – 3 (homens) e 3 (mulheres)
5.1.2. Vôlei (misto) – 3 (homens) e 3 (mulheres)
5.1.3. Minibasquete (masculino) – 3x3
5.1.4. Totó (misto) – 04 inscritos: 02 homens e 02 mulheres
5.1.4. Totó (misto) – 04 inscritos: 02 homens e 02 mulheres
5.1.5. Tênis de mesa (masculino e
feminino) – 02 inscritos: 1 homem e
1 mulher
5.1.6. Fifa 16 (misto) - 01
5.1.7. Dominó (misto) – 04 inscritos: 02 homens e 02 mulheres
5.1.8. Cabo de Guerra (masculino e feminino) - Equipes: feminino – até 500kg e masculino
até 600kg
5.1.9. Xadrez (masculino e feminino) – 02 inscritos: 1 homem e 1 mulher
5.1.10. Pique-bandeirinha (misto)
– 8 (4 homens e 4 mulheres)
5.1.11. Cadeira chinesa (masculino e feminino) – 02 inscritos: 1 homem e 1 mulher
5.1.12. Flexão de cotovelo (masculino e feminino) – 02 inscritos: 1 homem e 1 mulher
5.1.12. Flexão de cotovelo (masculino e feminino) – 02 inscritos: 1 homem e 1 mulher
5.1.13. Solidação – Turma toda
5.1.14. Handebol (feminino) – 7
mulheres
5.1.5. Embaixadinha (masculino e feminino) – 02 inscritos: 1 homem e 1
mulher
5.1.6. Truco (masculino e feminino) – 04 inscritos: 2 homens e 2 mulheres
5.1.7. Dança no Kinect (misto) - 01
5.2. Pontuação dos vencedores
dos Jogos Interclasse
Modalidade
|
CLASSIFICAÇÃO
|
|||
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
|
CABO DE GUERRA FEM
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
CABO DE GUERRA MAS
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
DOMINÓ FEMININO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
DOMINÓ MASCULINO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
EMBAIXADINHA FEM
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
EMBAIXADINHA MASC
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
FIFA 16
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
FLEXÃO FEMININO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
FLEXÃO MASCULINO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
FUTSAL FEMININO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
FUTSAL MASCULINO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
HANDEBOL FEMININO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
KINECT (DANÇA)
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
MINIBASQUETE MASC
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
PIQUE-BANDEIRINHA
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
TÊNIS DE MESA FEM
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
TÊNIS DE MESA MASC
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
TOTÓ FEMININO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
TOTÓ MASCULINO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
TRUCO FEMININO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
TRUCO MASCULINO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
VOLEIBOL
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
XADREZ FEMININO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
XADREZ MASCULINO
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
PARTICIPAÇÃO
|
50
|
6. DA GINCANA CULTURAL
6.1. Considerações gerais sobre
a Gincana Cultural
6.1.1. Serão realizadas provas ao longo da semana
da Gincana Cultural simultaneamente
aos Jogos Interclasse.
6.1.2. A contagem das latas será no quarto dia da
gincana.
6.1.3. O sorteio da rifa será no último dia,
juntamente com a divulgação do vencedor da gincana.
6.2.
Modalidades de provas da Gincana Cultural
6.2.1. Apresentação
da peça teatral
6.2.1.1. Cada equipe deverá apresentar um esquete
teatral referente ao seu Deus/herói que representa.
6.2.1.2. Os critérios de avaliação serão: figurino,
interpretação, texto, uso do espaço cênico e projeção vocal.
6.2.1.3. A duração do esquete deverá ser, no
máximo, de 10 minutos.
6.2.2. História
Dinâmica
6.2.2.1. Cada equipe deverá indicar 2 participantes no ato da inscrição para
criar uma história de acordo com as palavras escolhidas aleatoriamente pelos
jurados.
6.2.2.2. Os
critérios de avaliação serão: coerência, dinâmica e desenvolvimento da história
criada.
6.2.3. Quiz Interdisciplinar
6.2.3.1. Cada
equipe deverá escolher 3 participantes
para um Quiz de perguntas sobre o
tema do interclasse.
6.2.3.2. Os
participantes escolhidos responderão às perguntas feitas levantando uma das
três placas indicativas, as quais conterão as letras A, B ou C.
6.2.3.3. Será
eliminada a sala que responder incorretamente 3 perguntas.
6.2.4. O Rei
(ou a Rainha) da Matemática
6.2.4.1. Cada sala deverá inscrever 2 participantes, os quais receberão
uma lista de exercício de matemática para resolução.
6.2.4.2. O(a) participante vencedor(a) será aquele(a)
que tiver o maior número de resoluções corretas.
6.2.4.3. Em caso de empate, será vencedor(a) o(a)
participante que tiver entregue a lista resolvida em menor tempo.
6.2.5.
“Amassa a Latinha” – Reciclagem de Metal
6.2.5.1. Prova de caráter contínuo, em que cada
equipe deverá recolher latinhas e levar para a escola, devidamente amassadas e
ensacadas, para fins de reciclagem.
6.2.5.2. Não serão aceitas latas que não estiverem
devidamente amassadas e ensacadas ou outros tipos de metais ou de materiais.
6.2.6. “Solidação”
6.2.6.1. Cada sala deverá desenvolver uma ação
social que demonstre solidariedade.
6.2.6.2. A ação social deverá ser registrada
através de um documentário mostrando todas as fases da ação e com participação
mínima de 50% da turma. A verificação do número total de participantes será
feita através do registro de fotos e vídeos no documentário.
6.2.6.3. O documentário deverá conter: descrição de
todas as etapas das atividades realizadas e depoimentos dos alunos
participantes.
6.2.6.3. Os documentários deverão ter a duração
mínima de 7 e máxima de 10 minutos.
6.2.6.4. Todas as turmas que cumprirem TODOS os
requisitos acima terão a pontuação de 1000 pontos. O não cumprimento de
qualquer requisito invalidará a ação.
6.2.7.
“Feira de ciências”
6.2.7.1. O projeto “Feira de ciências” será parte
do Interclasse. A pontuação tirada pela turma (média dos 4 trabalhos) será
multiplicada por 500.
6.8.
Pontuação das provas da Gincana Intercultural
PROVA
|
||||||||||
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
|||||||
Rei/Rainha
matemática
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
||||||
Quiz
Interdisciplinar
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
||||||
História
dinâmica
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
||||||
Apresentação
teatral
|
1000
|
500
|
250
|
125
|
||||||
LATAS
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
ao 10º
|
11º
ao 20º
|
|||
2000
|
1500
|
1200
|
1000
|
700
|
300
|
100
|
||||
RIFAS
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
ao 10º
|
11º
ao 20º
|
|||
2000
|
1500
|
1200
|
1000
|
700
|
300
|
100
|
||||
PARTICIPAÇÃO
|
50
|
|||||||||
SOLIDAÇÃO
|
1000
|
|||||||||
FEIRA
DE CIÊNCIAS
|
1000
|
|||||||||
7. DA
PREMIAÇÃO
7.1. Considerações gerais sobre
a premiação
7.1.1. O primeiro lugar geral da Gincana
Cultural e Jogos Interclasse do CED 104 será definido pelo somatório de
pontos de todas as provas da gincana juntamente com os pontos das modalidades desportivas.
7.1.2. A premiação geral será realizada da seguinte forma: Primeiro
lugar – Viagem para Caldas Novas; Segundo lugar – Clube; Terceiro lugar – Lanche
especial para toda a equipe.
7.1.3. As modalidades esportivas serão premiadas com medalhas durante o interclasse para primeiro, segundo e terceiro lugares.
7.1.3. As modalidades esportivas serão premiadas com medalhas durante o interclasse para primeiro, segundo e terceiro lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário